Pesquisa personalizada
Busca de Sites: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Establecer esta página como inicio Agregar esta pagina a favoritos

  Diretório   Música   Fotos   Horóscopo   Saúde   Jogos   Moda   Esotérico   Viagens & Turismo   Gastronomia   Futebol
  Automóveis   Economia   Notícias   Software   MP3   Jornais   Hotéis   TV ao Vivo!   Informática   Rádios   Namoro

Dicas para escolher o cachorrinho ideal para o seu filho

Se você é pai, mãe ou tio (a) e nunca ouviu a famosa frase “Posso ficar com ele?” acompanhada de olhinhos brilhando, provavelmente ainda vai ouvir. É normal que as crianças se apaixonem de cara por um bichinho de estimação, mas cabe aos pais não ceder ao primeiro pedido dos pequenos e levar muita coisa em consideração nessa decisão, que pode não parecer, mas é muito importante.

A chegada de um animalzinho em casa influencia toda a rotina familiar. Os pais não podem esquecer que o cachorro também é um ser vivo, não é apenas mais um bichinho de pelúcia. Dificilmente as pessoas buscam orientações antes de comprar ou adotar um animal --e a aquisição acaba sendo impulsiva. Saiba como proceder nesses casos.

Porte
Antes de mais nada, a família deve refletir se realmente deseja um novo integrante na casa e se está disposta a cuidar do animalzinho. O veterinário homeopata Marcos Eduardo Fernandes explica que o primeiro item a ser levado em consideração é o porte do animal e o tamanho da casa.

“Se a família residir em um apartamento pequeno, a aquisição de um cão de grande porte é prejudicial tanto para as pessoas quanto para o animal, que terá dificuldades em se adaptar”. Mas atenção quanto às raças Pinscher e Chiwawa, pois, apesar de serem cães pequenos, são muito instáveis em relação ao humor e pouco compreensíveis e acabam não sendo muito indicados para a convivência com crianças.

Se a família vive em apartamento, as raças pequenas, como Lhasa Apso e Maltês, são as mais recomendadas. “Essas raças se adaptam bem em ambientes pequenos, mas necessitam que sejam levadas para passear ao menos duas vezes por dia”.

Temperamento
Na hora de comprar o animal, os pais devem buscar pelas raças mais pacientes, que sejam mais tolerantes com as insistentes brincadeiras dos pequenos.

Dr. Marcos Eduardo Fernandes não aconselha os pais de crianças muito pequenas a comprar um bichinho. “Criança abaixo de 8 anos machuca o animal sem querer. Se o cachorro for agredido, por mais calmo que seja, pode agredir a criança como reflexo”.

Outra orientação muito importante é aconselhar a criança a não mexer no cachorro enquanto ele estiver dormindo, ou comendo, assim, as temidas mordidas podem ser evitadas.

Idade da criança
As crianças de 10 a 12 anos sabem conviver melhor com os animais. Se a família morar em uma casa espaçosa, as raças Boxer, Beagle e Labrador podem ser ótimas companhias para seu filho. Esses cães são brincalhões, dóceis e muito enérgicos! São raças que necessitam de um espaço amplo para poder correr e brincar.

Custo
Mesmo que o novo mascote da família seja adotado, os pais não podem esquecer que o animal vai simbolizar alguns custos. É imprescindível estar sempre alerta em relação às vacinas, pois os cachorros podem passar algumas doenças para as crianças, se não medicados corretamente.

Cães de pelo longo tem muito gasto em Pet Shop. Já os de grande porte têm muito gasto em ração -- isso sem contar com os gastos extras, como roupinhas, coleiras, brinquedinhos, coisas que muito provavelmente o dono mirim vai exigir!

Benefícios
Pesquisas científicas comprovaram que a convivência com animais pode deixar as crianças menos ansiosas e mais calmas. Segundo a psicóloga Andreia Calçada, a convivência da criança com um animalzinho pode ser muito proveitosa, mas tudo depende da maneira como os pais introduzem esse novo amigo em sua vida.

“A presença de um animal na casa estabelece uma série de questões. A criança passa a ter uma rotina de responsabilidade, pois sabe que terá de colocar comida e água para o cachorro em um horário específico”. Isso melhora a autoestima do pequeno, fazendo com que ele se sinta mais importante na rotina familiar. Mas é importante que os pais tenham consciência que devem fiscalizar esses cuidados, não apenas passá-los para os filhos.

Dra. Andreia Calçada também ressalta a importância de um amigo canino para filhos únicos. “Para uma criança que não tem irmãos, o convívio com um animalzinho estimula muito seu desenvolvimento afetivo”. Além de ser um ótimo pretexto para ensinar valores de respeito com os animais.

E, então, pensou bem? Se a família decidir que todos estão prontos para receber um integrante canino em casa, organizem esse momento e curtam muito o novo amigo!

Fonte

Vídeo Destacado do Dia
Shopping
Horoscopo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Envie sua sugestão  l  Ajuda  l  Anuncie seu site na busca  l  Publicidade  l  Seu comentário  l  Map do Site

©Copyright 2010 CadênoBrasil.com  l  Permitido o uso do conteúdo citando a fonte